Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima
Em 27 de maio de 2026, o FDA aprovou pivekimabe sunirina, um anticorpo conjugado a droga (ADC) direcionado ao receptor CD123, para o tratamento de pacientes adultos com neoplasia blástica de células dendríticas plasmocitoides (BPDCN, blastic plasmacytoid dendritic cell neoplasm). Trata-se do primeiro ADC aprovado para essa neoplasia hematológica ultrarara e altamente agressiva, com opções terapêuticas previamente muito limitadas, conferindo a pivekimabe sunirina o status de primeiro agente da sua classe aprovado para essa indicação, com a vantagem adicional de poder ser iniciado em regime ambulatorial.

A eficácia foi avaliada no estudo CADENZA, ensaio clínico de fase 1/2 multicêntrico que avaliou pivekimabe sunirina em duas populações distintas de pacientes com BPDCN. No coorte de pacientes virgens de tratamento, a taxa combinada de remissão completa e remissão clínica completa (CR/CCR) foi de 69,7%, com mediana de seguimento de 21,5 meses e duração mediana de remissão de 9,7 meses. No coorte de pacientes com doença recidivada ou refratária (N=51), a taxa de CR/CCR foi de 15,7%, com mediana de seguimento de 24,1 meses e duração mediana de resposta de 9,2 meses. Em relação à segurança, os eventos adversos mais frequentes (apresentados em ≥ 20%) foram: edema, fadiga, dor musculoesquelética, hemorragia, reações relacionadas à infusão, náusea e diarreia. A bula inclui aviso para o risco de hepatotoxicidade (incluindo doença veno-oclusiva hepática), além de alertas para reações à infusão, edema, reações alérgicas a sulfitos e toxicidade embriofetal.

A dose recomendada é pivekimabe sunirina 0,045 mg/kg, calculada com base no peso corporal real do paciente, administrada por infusão intravenosa ao longo de aproximadamente 15 a 30 minutos, a cada 21 dias, até progressão da doença ou toxicidade limitante.

Compartilhe

Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituiçõesCopyright © 2026 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88
Dendrix