O tratamento do câncer de mama localizado passou por uma profunda transformação nas últimas duas décadas, migrando de uma abordagem baseada predominantemente em características anatômicas para um modelo centrado na biologia tumoral e no perfil individual da paciente.1 Atualmente, decisões terapêuticas no cenário adjuvante e neoadjuvante consideram não apenas o estadiamento clínico e patológico, mas também fatores como idade cronológica e biológica, estado menopausal e reserva ovariana, sendo a dosagem do hormônio antimülleriano uma ferramenta útil neste contexto.2 Paralelamente, a incorporação de assinaturas genômicas transformou o manejo do câncer de mama receptor hormonal positivo, HER-2 negativo. Testes como Oncotype DX Breast Recurrence Score® permitem estimar risco de recorrência e potencial benefício de quimioterapia adjuvante, refinando a estratificação prognóstica além dos parâmetros clínico-patológicos tradicionais.3 Porém, a interpretação dos resultados dessas plataformas deve ser contextualizada à idade, ao estado menopausal e às preferências individuais, evitando decisões automatizadas baseadas exclusivamente em um único parâmetro molecular.
Nesse cenário de crescente complexidade, a discussão multidisciplinar torna-se indispensável. A integração entre especialistas, bem como a decisão compartilhada com a paciente, baseada em comunicação clara sobre risco e benefícios, mostram que a personalização do tratamento no câncer de mama localizado não se restringe à incorporação de tecnologia genômica, mas representa a convergência entre biologia tumoral, características individuais e valores da paciente, consolidando um modelo de cuidado centrado na precisão e na humanização.4
Neste MOC-Tumor Board, o Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, apresenta um caso clínico complexo e convida para a discussão sobre a tomada de conduta o Dr. André Mattar, mastologista do Hospital da Mulher, Dr. Carlos Henrique dos Anjos, oncologista do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Debora de Mello Gagliato, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Dra. Renata Colombo Bonadio, oncologista da Oncologia D’Or. Acompanhe esta rica discussão entre grandes especialistas no tratamento do câncer de mama.
Bibliografia:
1. Afzal MZ, Vahdat LT: Evolving Management of Breast Cancer in the Era of Predictive Biomarkers and Precision Medicine. J Pers Med 14, 2024