Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Quando um paciente oncológico diz que “a cabeça não está funcionando igual”, o que realmente está acontecendo?

Estimativas sugerem que até 75% dos pacientes apresentam algum grau de dificuldade cognitiva durante ou após a quimioterapia, com impacto direto na funcionalidade, na qualidade de vida e até na adesão ao tratamento.

Chemo brain, ansiedade, depressão, demência ou delirium: como diferenciar esses quadros? Quando o oncologista deve encaminhar o paciente ao psiquiatra?

Chegou o novo episódio do MOC Cast, com um bate-papo necessário sobre alguns dos desafios mais frequentes da prática oncológica, como cognição, diagnóstico diferencial neuropsiquiátrico, saúde mental e os efeitos dos tratamentos sobre o funcionamento cerebral.

A conversa também vira o espelho para dentro da própria medicina e aborda um tema cada vez mais presente no ambiente profissional: o burnout. Sim, a saúde mental do médico também entra em pauta. Este MOC Cast está realmente imperdível!

Fiquem agora com o episódio “Neurônios em Colapso”, com participação do Dr. Luiz Dieckmann, psiquiatra especialista em saúde mental e psicofarmacologia, ao lado dos nossos apresentadores Dra. Camilla Yamada, Dr. Marcelo Corassa, Dr. Fábio Kater e Dra. Veridiana Camargo.

🎧 Confira gratuitamente no site ou nos principais agregadores de podcast.

Apoio

Sponsor

Compartilhe

Você também pode gostar


[Dica] Dica – Suspensão de dexametasona

29 de maio de 2026/

[MOC Cast] MOC CAST T02 E05 - Maga Patológica

8 de maio de 2026/

[Dica] Dica – Anticoagulação

30 de março de 2026/

[Dica] Dica – Revisão de patologia

24 de novembro de 2025/
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituiçõesCopyright © 2026 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88
Dendrix